"A acupuntura aumentou em popularidade nas últimas décadas, devido à recente tendência de procurar recuperar e manter a saúde de maneira natural."

A eficácia da acupuntura.

      Sempre que você está sentindo dor e desconforto, você geralmente procura um alívio com seus analgésicos, porém, enquanto eles aliviam a dor, eles também trazem efeitos colaterais que vêm com a entrada de substâncias químicas estranhas em seu corpo. Por mais que a medicina moderna tenha desenvolvido drogas que podem aliviar a dor de maneira bastante rápida, você realmente acredita que as soluções rápidas que você está tomando são realmente boas para o seu corpo? Por que não tentar algo mais seguro e eficaz como a acupuntura.

      O que é acupuntura?

      A acupuntura aumentou em popularidade nas últimas décadas, devido à recente tendência de procurar recuperar e manter a saúde de maneira natural. Principalmente conhecida como uma técnica da Médica Tradicional Chinesa (MTC), ela merece atenção antes de ser simplesmente descartada como um placebo.

      Procedimento Básico.

      Basicamente, as agulhas são inseridas na pele, cada uma correspondendo a um dos inúmeros pontos de pressão localizados em todo o corpo. De acordo com a MTC, ao inserir uma agulha no ponto de pressão, um acupunturista pode manipular o fluxo de chi ou força vital, aliviando assim a dor e tratando gradualmente o paciente. Estudos comprovam que, com as agulhas inseridas, os analgésicos naturais do corpo chamados endorfinas são liberados, ajudando assim no alívio da dor.

      Instrumentos

      Na acupuntura moderna usam-se agulhas finas de aço inoxidável descartáveis com 0,007 a 0,020 polegadas de diâmetro que são esterilizadas com óxido de etileno ou por ultravioleta. Por serem muito mais finas do que as agulhas de seringa hipodérmica, ser picado por essas agulhas é relativamente indolor. Seu tamanho pode assustar, mas é preciso levar em consideração que apenas uma pequena parte é inserida na pele, se fosse uma agulha muito pequena dificultaria o trabalho do profissional acupunturista.

      Exemplo de tratamento

      Se um paciente tem dor de cabeça, ele é diagnosticado e tratado estimulando os pontos sensíveis localizados nos meridianos que percorrem todo o corpo e que por meio deles corre a nossa energia, nosso chi. As agulhas são então cuidadosamente inseridas na pele até que o paciente sinta uma pontada, que geralmente é acompanhada por uma leve contração involuntária da área, que chamamos de Dé Chi. Durante este tratamento, uma série de coisas podem ocorrer.

      - Sensibilidade à dor no local onde as agulhas são inseridas.

      - Uma sugestão de náusea durante o tratamento em caso de fortes dores de cabeça.

      - Alívio quase imediato da dor de cabeça.

      Evolução

      Como um método antigo, a acupuntura passou para a era moderna com implementações de tecnologia e descobertas científicas recentes. A estimulação elétrica é agora uma técnica comum que é combinada com a acupuntura para produzir resultados mais eficazes, a eletroacupuntura.

      Reações e Pesquisa

      Hoje em dia os médicos ainda se dividem entre os que acreditam e indicam este tratamento e os que não acreditam ou são indiferentes e, por isso, não indicam. No entanto, pesquisas recentes mostram a eficácia da acupuntura e, embora mais pesquisas precisem ser feitas, foi comprovado que realmente afeta positivamente muitas doenças.

      Assim como as portas se abrem para uma nova era de acupuntura, experimente quando sentir a necessidade de alívio da dor e você não ficará desapontado. Como os chineses têm usado por muitos séculos, os ocidentais que ainda não fizeram uso desta terapia poderiam experimentá-la,

      Mas procure um profissional capacitado na área. Em nosso consultório utilizamos técnicas complementares a acupuntura que potencializam seus efeitos, só usamos agulhas descartáveis e temos 25 anos de experiência.