Após um estudo comparativo com cuidados médicos convencionais, chegou-se a conclusão que a acupuntura pode ajudar a tratar de enxaquecas e que, em alguns casos, até impede que a enxaqueca aconteça, o que ajuda a melhorar a qualidade de vida do paciente.
Acupuntura pode ajudar a tratar enxaquecas.
Para entender como a acupuntura ajuda quem sofre de enxaqueca, é preciso entender que, na medicina tradicional chinesa, acredita-se que um desequilíbrio no fluxo de sangue e energia faz com que isso aconteça.
Para tratá-lo, o especialista deve aliviar a tensão melhorando o fluxo sanguíneo para o cérebro, reduzindo assim a dor sentida durante um ataque.
As agulhas usadas ajudam o corpo a equilibrar os níveis de serotonina, pois é um neurotransmissor que afeta os vasos sanguíneos e desempenha um papel importante nas enxaquecas. Na verdade, quanto mais frequentes forem essas sessões, melhor. Pode até chegar a um ponto em que apenas sessões semanais de relaxamento serão necessárias para o controle dos ataques de enxaqueca.
Os resultados da acupuntura são incríveis. A princípio, a duração e a frequência das crises diminuirão sensivelmente e, sempre mediante o acompanhamento do médico responsável, o paciente poderá reduzir bastante a medicação. Além de reduzir os afastamentos do trabalho, melhorando o desempenho geral do indivíduo.
Mas o desempenho da acupuntura para um paciente pode variar de acordo com o outro. Isso depende da condição do ataque e do indivíduo.
A melhor parte da acupuntura é que não há efeitos colaterais e é indolor.
Testes e estudos estão mostrando o quão eficaz a acupuntura pode ser para tratar doenças crônicas e certos vícios, e mais estudos precisam ser feitos para ver onde mais pode ser útil.
Muitos médicos já aceitaram o fato de que formas alternativas de medicina também podem ajudar o paciente, sendo que a acupuntura hoje é uma especialidade médica, e seu médico pode indicar um bom profissional de acupuntura para o seu caso.
Além disso, você também deve fazer algumas mudanças no estilo de vida, pois existem fatores desencadeantes que são conhecidos por causar enxaquecas. O estresse é o número um da lista para que você descanse e se exercite o suficiente, além de uma dieta equilibrada.
Em nosso consultório utilizamos técnicas complementares a acupuntura que potencializam seus efeitos, só usamos agulhas descartáveis e temos 25 anos de experiência.